JogosThis is a featured page

Muitos dos jogos que conhecemos, só chegaram até nós graças a Afonso X, Rei de Castela e Leon. Filho de Fernando III e Beatriz de Suabia, viveu de 1221, ano de seu nascimento em Toledo, a 1284 ano de sua morte em Sevilha, tendo reinado desde 1252 até à sua morte.

Cognominado "O Sábio", Alfonso, apesar de ter tido um reinado complicado, com guerras internas além da luta contra os muçulmanos, teve uma importante contribuição no campo da cultura, especialmente por ter inserido em Castela e Leon os preceitos do Direito Romano. Sob seu comando, organizou-se extensa doutrina e legislação.
Jogos - Idade Média

No que toca aos jogos, mandou Afonso X que fosse produzido o "Libro de axedrez, dados e tablas". E é graças a essa obra que muitos dos jogos antigos chegaram ao nosso conhecimento. O livro citado, é o primeiro a trazer problemas de xadrez, ressalvando-se, porém, que a movimentação das peças descritas era, naquela época, diversa do xadrez jogado hoje em dia. Afonso teve a sensibilidade de perceber nos jogos, uma forma importante de manifestação cultural. Estão descritos na obra os jogos de cultura hispânica e árabe, conhecidas na península Ibérica, no norte da África e na Ásia menor, isto é, jogos de uma grande parte do mundo conhecido da época. Assim, são descritos os jogos de xadrez (com origem na Índia), trilha (de origem egípcia), tábula (que dá origem ao gamão, jogada pelos romanos), o alquerque árabe, uma versão de xadrez para quatro jogadores, e um jogo conhecido como " Los Escaques", jogado em um tabuleiro circular, entre outros.


"Jogo do Chinquilho"


Materiais necessários para jogar:

- Pin
-Argolas

Qual o objectivo do jogo?

O objectivo deste jogo tradicional é acertar com as argolas
no pin.

Duarte e David
7ºB

Jogo “Lançamento às cabeças”

Materiais necessários:

- Bolas de trapos
- Muralha ou muro
- Alvo: Bonecos


Regras:

  • Cada jogador tem de lançar bolas às cabeças dos bonecos.
  • Cada jogador tem direito a três bolas.
  • Cada jogador lança a bola 4 metros do alvo.

Jogo

Diogo e Fernando 7ºB




O que é o xadrez? O Xadrez medieval tornou-se um passatempo popular entre os nobres, ele vem na bagagem dos mouros, do oriente para o ocidente e entra pela Península Ibérica.
As mulheres também praticavam este jogo, era um das poucas oportunidades de uma dama receber um cavaleiro nos seus aposentos para jogar.
O Xadrez foi sem dúvida por inúmeros casamentos medievais.

Que material é necessário?
Para este jogo é necessário um tabuleiro, igual ao tabuleiro das damas e 16 peças pretas e 16 peças brancas para cada lado do tabuleiro (32 peças no total): O rei, a rainha, 2 bispos, 2 torres, 2cavalos e 8 peões para cada lado.

Como se joga?
Capturar : Para capturar peças ao adversário move-se a peça para a casa da peça a tomar, retirando a peça do adversário do tabuleiro, no caso dos peões, movem-se para a frente, mas para capturar, capturam apenas na diagonal.
Cheque : Quando se ataca o rei diz-se cheque porque é a peça fundamental do xadrez.
Cheque mate : Quando se ataca o rei de forma a não ter fuga acaba o jogo e o vencedor diz cheque mate.


No user avatar
MJprof
Latest page update: made by MJprof , Jun 2 2008, 12:02 PM EDT (about this update About This Update MJprof Edited by MJprof

190 words added
2 words deleted

view changes

- complete history)
Keyword tags: jogos
More Info: links to this page
There are no threads for this page.  Be the first to start a new thread.